Custo de vida no Brasil pode variar até 14% entre as capitais

O estudo da Mercer apontou que comer no Rio de Janeiro é 4% mais caro do que em São Paulo, cidade usada como referência. Na outra ponta, fazer refeições em Fortaleza chega a ser 32% mais barato do que na capital paulista

Quanto o custo de vida pode variar de acordo com a região em que você está inserido? Segundo uma pesquisa da Mercer, o gasto com alimentação, serviços, transporte e lazer pode ser até 14% maior (ou menor) conforme a metrópole onde você mora.

O estudo, que analisou o custo de vida em 17 cidades e dez categorias diferentes, apontou que comer fora no Rio de Janeiro é 4% mais caro do que em São Paulo, cidade usada como referência. Na outra ponta, fazer refeições em bares e restaurantes em Fortaleza chega a ser 32% mais barato do que na capital paulista. 

“Para a realização da pesquisa nacional, ‘tropicalizamos’ a cesta de produtos da nossa pesquisa global, mantendo as mesmas premissas, categorias e metodologia”, explica Inaê Machado, líder de Mobilidade Nacional e Internacional na Mercer Brasil. “Procuramos considerar uma abordagem justa, neutra e o mais simples possível. Cada cidade é avaliada usando as mesmas mercadorias e marcas, por exemplo, para fornecer esta comparação de custos de maneira assertiva”, comenta.

Arte | Think Work Lab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *