Para 38% entrevistados, trabalho flexível diminuiu estresse provocado durante recesso escolar dos filhos
Um estudo feito pelo IWG mostrou que 55% dos pais e mães utilizam suas férias anuais para cumprir obrigações com os filhos durante o recesso escolar de verão. A pesquisa também apontou que 12% esgotam as suas férias para atender a essas demandas.
Segundo os pesquisadores, 43% dos entrevistados precisam ajustar seus horários de trabalho, muitas vezes optando por trabalhar menos horas. Para cobrir as necessidades de cuidados infantis, 31% disseram que começam a trabalhar mais cedo, enquanto 29% estenderam suas horas de trabalho até tarde da noite.
29% dos pais e mães sentem que seu desempenho no trabalho é prejudicado pelo tempo que gastam para cuidar dos filhos.
Segundo os pais e mães entrevistados, uma boa opção para aliviar esse tipo de problema são os acordos de trabalho flexíveis, como o home office e o trabalho híbrido. 38% dos pais e mães veem isso como uma solução primária, um número que sobe para 49% entre os pais e mães com filhos menores de cinco anos.
O trabalho flexível reduziria notavelmente os tempos de deslocamento e permitiria que os pais e mães trabalhassem mais perto de suas residências. 56% dos entrevistados acreditam que tal configuração reduziria consideravelmente o estresse das férias de verão, principalmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos, em que esse sentimento sobe para 67%.
As vantagens do trabalho flexível neste aspecto, segundo os entrevistados, são:
- Redução nas distâncias de deslocamento (46%);
- Economia de custos relacionados a viagens (35%) e
- Capacidade de utilizar o espaço de trabalho durante os períodos de cuidado infantil (34%), como quando os parceiros estão em casa.
Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?
Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional.
Clique aqui para saber mais!