Na jornada da startup, um passo pra trás, muitos pra frente

Daniela Moreira, fundadora da Think Work, fala sobre as frustrações e as decisões difíceis que precisam ser tomadas em uma startup para acelerar o crescimento do negócio

Logo Today

A rotina de uma startup é, muitas vezes, frustrante. Em um momento, temos a sensação de estar voando na velocidade da luz. No outro, parece que tudo se move em câmera lenta. O futuro que enxergamos tão claramente na nossa mente parece estar distante demais para a nossa pressa e sede de mudança.

É normal. Construir algo completamente novo não é uma tarefa simples. Muitos dos produtos e serviços da Think Work existem na nossa cabeça desde que começamos essa jornada, quase três anos atrás. Alguns, como as nossas newsletters Think Fast e Think Forward, ganharam forma e fôlego logo no começo. Outros, como nosso prêmio Think Work Flash Innovations, demoraram um ano para sair do papel.

O Think Work Lab, nosso laboratório online de inovação em gestão de pessoas, existe como conceito desde que começamos a imaginar nossa jornada nesse mercado e o que desejávamos entregar para o RH.

A visão era clara: queríamos criar a melhor e mais completa plataforma de conteúdos, conexão e conhecimentos para RH. Um espaço onde ele pudesse encontrar soluções “prototipadas” e testadas na prática para resolver suas principais dores. Um espaço de aprendizagem colaborativa, de benchmarking, de troca, de networking. Um ponto de partida para a transformação do mundo do trabalho.

Esse espaço existe também desde o primeiro dia de vida da Think Work, em 16 de dezembro de 2020. Começou como um MVP, nosso produto mínimo viável. Nos termos do mundo das startups, a versão mais simples que nos permitiria testar se o Lab faria sentido para o nosso público, os RHs.

E funcionou. Mesmo com as limitações da versão rascunho, tivemos assinaturas desde o primeiro ano de vida do Lab – e entregamos valor para os assinantes. Com mais de 70 cases de sucesso detalhados na nossa biblioteca, novas pesquisas e eventos exclusivos todos os meses, grupos de discussão de tendências e benchmarking, nosso acervo completo de newsletters e muito mais, o Lab foi crescendo e ganhando corpo ao longo desses três anos.

Em 2023, demos mais um passo importante para avançar nessa visão, lançando a versão corporativa da nossa assinatura, o Lab Corp, depois de um piloto de sucesso com marcas de peso como Natura, Philip Morris, Alelo e Sabin, entre outras. Hoje, temos 14 empresas ativas na plataforma, incluindo Petrobras, BRF, Bradesco, Gera e Totvs, entre outras.

E, para deixar a experiência dos nossos usuários corporativos ainda mais rica e completa, em agosto lançamos o Benchmarking Innovations, uma ferramenta que permite às empresas identificarem seu estágio de inovação em gestão de pessoas – comparando seus indicadores com os de mais de 200 organizações de diversos portes e ramos – e traçar um plano para aprimorar suas estratégias.

Quando olhamos para todos esses marcos importantes, parece que avançamos muito, em muito pouco tempo – e avançamos. Mas o tempo é relativo. Para quem está de fora, vendo a gente passar no ônibus em movimento, parece que estamos em alta velocidade. Do lado de dentro, nos sentimos às vezes sentados no banco, ansiosos para tirar do papel todas as ideias incríveis que temos na cabeça.

E é justamente nisso que estamos trabalhando nesse momento. Uma versão ainda melhor do nosso Lab. Neste ano, tivemos a honra de sermos selecionados para um programa de aceleração do International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta, e estamos trabalhando, com a ajuda do nosso mentor, em uma versão 2.0 da nossa plataforma.

Mas, dentro de uma rotina de startup, onde os recursos são escassos e nossa atenção tem de ser dividida entre tantas tarefas, às vezes é preciso fazer escolhas. Para poder avançar mais rapidamente nessa frente, optamos por frear e reformular algumas outras iniciativas.

A Think Forward, por exemplo, agora passou a ser mensal, em vez de quinzenal. Não foi uma decisão fácil, já que a Forward é um dos produtos dos quais mais nos orgulhamos. Mas estamos naquele difícil momento de ter que “dar um passo para trás, para poder dar dois – ou muitos – para a frente”.

Em contrapartida, aumentamos a frequência do Insider, nosso briefing estratégico para ajudar o RH a antecipar tendências e programar ações (exclusivo para assinantes do Lab Corp), de bimestral para mensal. E lançamos uma nova versão da Think Fast para o LinkedIn, que está crescendo exponencialmente.

Outras mudanças na nossa “programação” virão e comunicaremos elas no momento oportuno. Mas o objetivo deste texto (e razão de ser desta coluna) é dividir com vocês, nossa comunidade, de forma transparente, um pouco do que está rolando nos bastidores da Think.

Nesse meio tempo, fica aqui meu convite para quem quiser pegar esse ônibus andando conosco e sentar na janelinha. Nossa comunidade cresce e se fortalece a cada dia, as inovações não param de chegar e a viagem só está começando.

Se quiser saber mais sobre qualquer uma das nossas iniciativas, me mande uma mensagem. Vai ser um prazer dividir essa jornada com você.

<strong>Daniela Moreira</strong>
Daniela Moreira

Fundadora e COO da Think Work, jornalista especialista em tecnologia e mestre em Mídia, Comunicação e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science.

logo-today
Sua conexão com os principais RHs do país. Assine grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.