Volkswagen, Inframerica e Sodexo se destacaram no Think Work Innovations 2025 com iniciativas que unem saúde mental, alinhamento estratégico e gestão empática
O Think Work Innovations 2025, maior prêmio de inovação em gestão de pessoas do Brasil, recebeu 220 projetos na última edição. Anualmente, a premiação reconhece empresas e profissionais que investem em soluções criativas, de alto impacto e alinhadas às novas demandas de colaboradores e da sociedade.
Entre as 12 categorias disponíveis para inscrição, está Liderança, que empatou com Transformação Digital do RH na 6ª posição entre as mais buscadas pelas companhias. Isso mostra a relevância do desenvolvimento de líderes em um cenário marcado por incertezas e pela necessidade de gestores preparados para conduzir times em ambientes cada vez mais complexos.
A seguir, os três destaques da categoria que representam diferentes abordagens e soluções para formar, inspirar e fortalecer lideranças.
Volkswagen – Pape
A Volkswagen do Brasil levou o primeiro lugar na categoria Liderança do Innovations 2025 com o Programa de Alta Performance Emocional (Pape). A iniciativa foi criada para apoiar os 900 líderes da companhia, em todos os níveis hierárquicos, a lidar com desafios emocionais que impactam diretamente o ambiente de trabalho.
Com sessões conduzidas por psicólogos especializados no contexto corporativo, o programa aborda temas como regulação emocional, comunicação, produtividade e apoio às equipes, sempre em formato sigiloso e flexível.
O Pape registrou 123 sessões realizadas até maio de 2025, com mais de um quarto dos líderes cadastrados e engajamento crescente. A ação ainda contribuiu para ampliar em 61% a participação na jornada de saúde mental da empresa e ajudou a reduzir tanto a gravidade dos atestados ligados a questões emocionais quanto o tempo médio de afastamentos.
Inframerica – Conexão Inframerica
A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, foi finalista com o projeto Conexão Inframerica, criado para enfrentar falhas de comunicação, metas pouco claras e a ausência de um modelo unificado de desempenho.
A iniciativa reformulou o evento Resultados e Desafios, transformou-o em espaço de diálogo entre diferentes níveis hierárquicos, e implantou a metodologia OKR, que já conta com 70 disseminadores certificados e 37 departamentos com objetivos táticos definidos.
O programa também incorporou o modelo global de avaliação de desempenho LEAD, da holding Corporación América Airports, integrando-o aos OKRs de 172 profissionais-chave e oferecendo trilhas de capacitação. Com essa combinação, mais de 450 colaboradores passaram a atuar com clareza de metas, maior colaboração entre equipes e foco em resultados.
Sodexo – Liderança Empática
A Sodexo desenhou um programa global para apoiar gestores em meio às transformações do trabalho e, no Brasil, escolheu 18 diretores para atuar como facilitadores. Foram eles que conduziram sessões em duplas com 184 líderes ao longo de cinco meses, abordando temas como autocuidado, escuta ativa, colaboração, feedback e gestão híbrida.
O modelo foi pensado para ser prático e próximo da realidade, e os encontros funcionaram como espaços de troca, onde líderes de diferentes níveis puderam compartilhar desafios e construir planos de ação aplicáveis às suas equipes.
Ao todo, 245 líderes participaram, incluindo também executivos da alta direção. Os efeitos já aparecem em indicadores de engajamento, clima e retenção, mas, sobretudo, no comportamento dos próprios gestores, que relatam mais confiança, receptividade ao feedback e disposição para investir no desenvolvimento de seus times.
Quer conhecer mais sobre o Think Work Innovations 2025 e se aprofundar nos cases que estão redefinindo a gestão de pessoas no Brasil? Baixe o e-book e confira os detalhes das iniciativas finalistas em todas as 12 categorias do prêmio.