Jovens que se formam em 2025 enfrentam mercado de trabalho mais competitivo

Levantamento mostra aumento no número de candidaturas e queda nas ofertas de emprego; cenário faz com que nova geração seja menos seletiva

Os jovens que se formam em 2025 entram em um mercado de trabalho mais competitivo e com menos oportunidades. Segundo o relatório 2025 Student Survey Report, da National Association of Colleges and Employers (NACE), a nova geração de graduandos precisou se antecipar e intensificar a busca por emprego diante de um contexto mais restrito.

O estudo aponta que os estudantes estadunidenses começaram a procurar vagas, em média, 6,4 meses antes da formatura — um pouco antes dos 6 meses registrados pela turma anterior. Ainda assim, o esforço não se traduziu em mais resultados.

Cada formando enviou cerca de dez candidaturas, contra seis em 2024, mas recebeu menos ofertas de emprego: 0,78 em média, o menor número dos últimos cinco anos. Em 2023, por exemplo, a média era de 1,13.

Com a escassez de oportunidades, eles se mostraram mais propensos a aceitar as propostas recebidas. O índice de aceitação chegou a 86,7%, acima dos 81,2% registrados no ano passado.

Ainda assim, muitos relatam incerteza sobre o que fazer após a graduação.

De acordo com a NACE, aumentou o número de profissionais que afirmam não ter planos definidos e daqueles que consideram ingressar nas forças armadas — um indicativo de insegurança em relação ao mercado privado. Também houve queda na intenção de trabalhar no setor público, especialmente no governo federal dos EUA.

Experiência prática como vantagem competitiva

Em um ambiente mais difícil, o networking e o aprendizado prático continuam se destacando como fatores determinantes para a empregabilidade. O relatório mostra que 84% dos formandos participaram de estágios ou outras formas de aprendizado experiencial.

Essa é uma oportunidade para os times de gestão de pessoas criarem programas de trainee ou estágio que aproximem jovens do mercado e respondam às novas demandas por qualificação e experiência prática.

Em um cenário em que as expectativas e desafios mudam rapidamente, companhias que investem no desenvolvimento de talentos desde o início da carreira podem se destacar pela capacidade de atrair e reter profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.