Secretário para mudança de comportamento dos homens terá a missão de ajudar a romper estereótipos e criar relações mais saudáveis
Em um passo pioneiro no combate à violência contra as mulheres, o estado de Victoria, na Austrália, nomeou o primeiro funcionário do país responsável pela “mudança de comportamento dos homens”.
Quem assume este papel é o legislador estadual Tim Richardson, que também é secretário parlamentar de saúde mental e prevenção ao suicídio.
Em declaração oficial, a primeira-ministra de Victoria, Jacinta Allan, afirmou que o papel de Richardson será “se concentrar principalmente na influência que a internet e as mídias sociais têm nas atitudes de meninos e homens em relação às mulheres e na construção de relacionamentos respeitosos”.
A medida ocorreu após uma série de casos de agressão e morte de mulheres resultarem em comoção nacional. Dados apurados por diferentes órgãos de pesquisa também reforçam a urgência de medidas efetivas para combater a situação no país.
Segundo o projeto Counting Dead Women, que pesquisa e documenta assassinatos de mulheres, de janeiro a maio de 2024, a Austrália registrou 31 mortes supostamente causadas por atos de violência de gênero.
Estatísticas do governo australiano mostram que 1 em cada 4 mulheres já sofreu violência por parte de um parceiro íntimo ou membro da família e um relatório do Instituto Australiano de Criminologia apontou um aumento de 28% nos homicídios cometidos por parceiros íntimos contra mulheres, comparado a 2023.
Apesar deste cenário, a nova iniciativa não passou sem críticas. Alguns australianos se manifestaram nas redes sociais questionando a necessidade da decisão e o impacto na forma como os homens serão vistos pela sociedade a partir de agora.
Em seu perfil no X, Richardson admitiu ter recebido “reações bastante agitadas” com a criação do seu cargo, mas ressaltou a importância do foco correto na questão. “Será sobre criar modelos positivos para meninos e homens, garantir que possamos romper com estereótipos baseados no gênero e construir relações respeitosas. Como meninos e homens, precisamos liderar isso”, afirmou.