Sabin cria programa de saúde baseado em business intelligence

Ao investir em tecnologias como business intelligence para tratar dados internos, empresa criou um programa de saúde baseado em cinco frentes

As equipes de saúde corporativa e de pessoas do laboratório Sabin foram desafiadas no final de 2020 a trazer um novo modelo de saúde para a empresa.

Eduardo Sampaio, coordenador de saúde corporativa da companhia, conta que o maior obstáculo era centralizar os dados e esforços nesse sentido em uma só iniciativa. “Antes, era tudo muito pulverizado. Uma área só olhava para os planos de saúde, outra cuidava somente da terapia ocupacional. Nossa missão era integrar dados, ideias e projetos”, diz ele.

A ideia era desenvolver um novo programa interno de saúde, buscando reduzir custos na área e atingir metas como prevenção de doenças, diminuição do absenteísmo e aumento da produtividade e bem-estar.

Para isso, o Sabin começou usando ferramentas de business intelligence e análise de dados para traçar o perfil dos funcionários e seus históricos de saúde, levantando questões como principais queixas, motivos de atestados e afastamentos e dados de utilização do plano de saúde.

“Investimos em mais tecnologia e inteligência artificial para transformar os dados brutos em inteligência, cruzando informações que estavam em diferentes áreas. O que não pode ser medido, não pode ser gerido”, diz Eduardo.

Então, em abril de 2021, a companhia inaugurou o programa Saúde em Dia, focado em cinco frentes: Em Dia Com Seu Peso, Em Dia Com Sua Mente, Em Dia Com Seu Coração, Em Dia Como Sua Prevenção e em Em Dia Com Sua Gestação.

Cada parte do programa foca em um objetivo diferente: engajar as pessoas no cuidado com a saúde; estimular hábitos e estilo de vida saudáveis; prevenir doenças; aumentar a saúde e a produtividade das pessoas; e reduzir os custos e sinistralidade médica.

Como resultado, a empresa economizou 5 milhões de reais na renovação dos planos de saúde dos funcionários para 2022, além de diminuir o número médio de internações por pessoa em 4% e os afastamentos por motivo de doença em 6%.

Mais detalhes sobre o programa do Sabin e outras iniciativas inscritas no Prêmio Think Work Flash Innovations podem ser encontrados na Biblioteca de Cases, área exclusiva para assinantes.
Clique aqui para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.