3 destaques de 2025 em Saúde e Qualidade de Vida

Saúde mental é a 2ª maior prioridade do RH em 2025 e impulsiona um dos temas mais concorridos do Think Work Innovations

A saúde e a qualidade de vida dos funcionários deixou de ser apenas um assunto importante e passou a ocupar um dos centros de gravidade da gestão de pessoas.

A pesquisa Desafios e Tendências do RH para 2025, realizada pela Think Work em parceria com o iFood Benefícios, confirma essa virada: apoiar os trabalhadores no cuidado com a saúde mental tornou-se a segunda maior prioridade dos RHs, atrás apenas de atrair talentos.

O salto é expressivo. A pauta, que antes ocupava a 16ª posição, foi citada por 34% dos 295 entrevistados como uma das preocupações centrais para este ano.

Nesse contexto, muitas empresas já estão agindo de forma consistente. Na edição 2025 do Think Work Innovations, a categoria Saúde e Qualidade de Vida foi a terceira com maior número de projetos inscritos. A seguir, vamos conhecer os três finalistas.

Agentes de Suporte ao Acolhimento (ASA) – Rede Santa Catarina

A Rede Santa Catarina foi a vencedora da categoria com o Agentes de Suporte ao Acolhimento (ASA), iniciativa criada para enfrentar o aumento dos afastamentos por sofrimento psíquico e aproximar o cuidado emocional da rotina de trabalho.

O programa capacitou 45 colaboradores para atuar como pontos de acolhimento nas equipes. Certificados em Primeiros Socorros em Saúde Mental, eles ajudam a reconhecer sinais de sofrimento, oferecer apoio inicial e encaminhar colegas aos recursos adequados.

Assim, o ASA fortalece ambientes psicologicamente seguros e amplia a confiança entre pares. A estratégia é complementada por ações como capacitação de lideranças, mentoria financeira, gamificação para autocuidado e um aplicativo com conteúdos personalizados.

Gestão de Comunidades Internas – Gran

Para uma empresa com 74% do time remoto, como a Gran, fortalecer vínculos e garantir pertencimento era um desafio. A ausência de convivência presencial começava a impactar a saúde social da equipe e a percepção de conexão com a cultura organizacional.

Para enfrentar esse cenário, a empresa criou a Gestão de Comunidades Internas, responsável por estruturar grupos que aproximam as pessoas por interesses, identidades e aprendizado. Inspirada no Design de Conexões, a Gran lançou iniciativas como GranPets, GranCollab e os grupos de afinidade GranDelas, GranAfro e GranOrgulho.

Em menos de um ano, mais de 600 pessoas participaram dessas comunidades, e o sentimento de pertencimento e engajamento foi fortalecido.

Parentalidade Consciente – Cielo

A Cielo identificou que a licença-paternidade tradicional não acompanhava as necessidades das famílias e nem seu compromisso com equidade.

A partir de escutas internas e análise de dados, surgiu o Parentalidade Consciente, política que amplia a licença para 60 dias e permite que o colaborador escolha quando utilizá-la ao longo dos oito primeiros meses de vida do bebê.

A iniciativa ganhou força em 2025, quando ações de sensibilização elevaram a adesão de 11% para 56%. Integrada ao Programa de Gestação Saudável Sementinha, a política reforça o papel ativo dos pais no cuidado inicial, reduz vieses de gênero e amplia o apoio oferecido a todas as famílias da empresa.

As ideias que estão construindo o próximo capítulo do RH estão reunidas em um só lugar. Baixe o e-book As iniciativas que transformam o RH e conheça os 36 finalistas do Think Work Innovations 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.