Ascensão da IA faz Geração Z repensar o futuro profissional

Dilema para os jovens: seguir caminhos tradicionais no mercado de trabalho, mesmo com o risco de ser substituído pela IA, ou explorar novas possibilidades?

Uma pesquisa revelou que a geração Z nos Estados Unidos está cada vez mais apreensiva sobre as oportunidades de trabalho em escritórios, temendo que suas ocupações sejam substituídos por inteligências artificiais nos próximos anos. 

De acordo com um levantamento da plataforma canadense Jobber, mais da metade dos jovens entrevistados, com idades entre 18 e 20 anos, relatou insegurança em relação às carreiras corporativas, já que o avanço da IA ameaça a estabilidade de algumas funções. O estudo acompanha dados anteriores da Resume Builder, que apontou que 44% das empresas planejam demitir colaboradores devido à adoção de IA em 2024.

Segundo a Jobber, os mais jovens já não enxergam uma garantia de segurança nas “profissões de escritório”, como acreditavam as gerações anteriores. Além da IA, fatores como desafios econômicos e terceirização também estão entre as principais preocupações em relação ao mundo do trabalho.

Em entrevista ao portal Inc., Sam Pillar, CEO da Jobber, afirmou que o antigo caminho de sucesso, baseado na formação universitária e ascensão corporativa, está sendo questionado pelos novos profissionais. Como alternativa, alguns deles consideram carreiras em áreas técnicas, onde as habilidades são mais valorizadas e menos vulneráveis à substituição por IA, além do empreendedorismo. 

Apesar disso, o estudo da Jobber indica que a maioria ainda planeja trabalhar em escritórios. Entre os que já definiram uma profissão, 68% vão optar por cargos corporativos, mesmo com os receios sobre o impacto da IA no futuro do trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.