As diferenças culturais no ambiente de trabalho

Para a Today, Silene Rodrigues escreve sobre como lidar e aproveitar as potencialidades de um ambiente de trabalho repleto de diferenças culturais

Logo Today

Recentemente estive na Alemanha, numa reunião de trabalho. Passei 10 dias naquele país e foi uma experiência incrível sob muitos aspectos.

Em primeiro lugar, quando a gente visita o “headquarters” de uma marca global dá para ter a real sensação do que ela representa no mundo, sua magnitude, sua história, seu legado.

Tive a oportunidade de ter contato com os protótipos de calçados desenhados há muitas décadas atrás pelo fundador da Adidas. E ainda pude entender a sua evolução tecnológica e em design ao longo do tempo.

Também foi muito bacana conhecer profissionais de todas as partes do mundo, já que estava lá participando de uma reunião global de diretores de RH. Talvez o mais legal seja o fato de que, não importa de que país a gente venha, somos todos seres humanos e as coisas que nos tornam mais ou menos felizes não são tão diferentes assim, mesmo que o idioma, a forma de se vestir, agir e reagir seja distinta.

Uma coisa que me chamou muito a atenção foi uma colega brasileira que trabalha lá na Alemanha há muito tempo, que se comporta de maneira completamente diferente dos seus colegas alemães, sem nenhum medo de ser feliz. Num ambiente bem silencioso, onde as pessoas agem de maneira mais contida, ela não economiza gargalhadas no corredor, falando alto e gesticulando do mesmo modo como se estivesse aqui no Brasil, que é a forma calorosa como a maioria dos brasileiros se comporta. Eu simplesmente adorei!

Bem, isso tudo nos faz lembrar que a globalização diminui distâncias e torna as empresas cada vez mais diversas em termos de cultura, o que pode ser um grande ativo corporativo, pois traz diferentes perspectivas e ideias para a mesa. Por outro lado, se esse mundo multicultural não for muito bem gerenciado, pode levar a mal-entendidos e conflitos. 

Aqui estão alguns verbos de ação que servem como dicas para lidar com diferenças culturais em sua empresa:

1. Entenda: O primeiro passo para lidar com as diferenças é entendê-las, estando aberto para aprender sobre os costumes, valores e crenças de diferentes culturas. Isso pode ser feito por meio de pesquisa, treinamento ou simplesmente trabalhando com pessoas de diferentes países.

2. Respeite: É fundamental ser respeitoso com outras culturas e não existe melhor ou pior, certo ou errado. Evite estereótipos, tenha a mente aberta e não faça suposições sobre as pessoas com base em sua origem.

3. Comunique: A comunicação é fundamental ao lidar com diferenças culturais. Não se esqueça de ser claro e conciso em sua comunicação e evite usar gírias ou expressões que possam não ser entendidas por todos.

4. Dedique: As diferenças culturais podem levar a mal-entendidos e conflitos. Seja paciente e invista tempo para entender a perspectiva da outra pessoa.

5. Celebre: Abraçar a diversidade no local de trabalho faz toda a diferença. Celebre as diferenças e reconheça o valor que cada pessoa traz para a equipe.

Vivemos num mundo cada vez mais diverso e conviver bem com as diferenças é um fator crítico de sucesso para qualquer empresa, qualquer marca, afinal os consumidores também são diversos. Quanto ao fato de ser desafiador, é parte do pacote da evolução dos negócios e dos seres humanos. O mais positivo é co-criarmos um mundo corporativo que seja cada vez mais diverso, inclusivo, equitativo e com mais tolerância. 

Por fim, para quem quer entender um pouco mais do tema, deixo como recomendação o livro “The Cultural Map” de Erin Meyer. Vale a leitura!

<strong>Silene Rodrigues </strong>
Silene Rodrigues

Diretora de recursos humanos na Adidas.

logo-today
Sua conexão com os principais RHs do país. Assine grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.