IA ganha destaque no maior prêmio de inovação em RH do Brasil

Think Work Innovations lança categoria inédita para valorizar iniciativas que unem inteligência artificial e impacto real no dia a dia das pessoas

A Think Work acompanha e participa das transformações no mundo do trabalho, e uma de suas principais missões é lançar luz sobre iniciativas que estão redesenhando a gestão de pessoas com empatia, estratégia e coragem. 

É com esse propósito que a edição do Prêmio Think Work Innovations deste ano ganha uma nova categoria: o Destaque em Inteligência Artificial.

A premiação, que reconhece os projetos mais relevantes e inspiradores da área, passa a valorizar de forma específica quem aplica IA com ética, propósito e impacto nas organizações. 

Mais do que seguir uma tendência, a nova chancela reforça o compromisso da Think Work com o debate qualificado sobre o uso da tecnologia no RH e com a divulgação de soluções que realmente fazem a diferença.

Veja os projetos que concorrem:

IniciativaEmpresa
Alli – Agente AIiFood
Inovando com InteligêncIALoggi
Marvin IA 2.0Ília Digital

Um novo momento para máquinas e humanos

A criação do Destaque em Inteligência Artificial é um sinal dos tempos. Nos últimos anos, a inteligência artificial deixou de ser uma promessa para se tornar uma aliada do RH.

Segundo Matthias Wegener, CKO da Think Work, a tecnologia é uma das protagonista nos projetos que concorrem neste ano. “Percebemos que o uso da inteligência artificial no RH se ampliou. Não apenas em volume, mas também em diversidade de aplicações: em 9 das 12 categorias há ao menos um finalista que utiliza IA em alguma etapa do projeto”, afirma.

Essa reflexão ressoa com os dados da pesquisa Desafios e Tendências de RH, conduzida pela Think Work no final de 2024. 

O levantamento apontou que 52% dos RHs já utilizavam robôs em algum nível, enquanto 26% planejavam começar em 2025. Ou seja, mais de três quartos do mercado já reconhecia o potencial das máquinas para transformar a área de Recursos Humanos. 

No entanto, Matthias alerta que o avanço tecnológico não deve se sobrepor ao fator humano. “Houve uma queda expressiva nos projetos voltados para diversidade e, de forma geral, vimos menos propostas que demonstram cuidado genuíno com as pessoas ou atenção às necessidades de públicos específicos”, revela. 

A fala de do CKO chama atenção para um ponto: mais do que incorporar novas ferramentas, é preciso garantir que essas inovações respondam a desafios das pessoas nas organizações. A qualidade da transformação em curso dependerá da capacidade das companhias de equilibrar dados e decisões, automação e escuta, eficiência e empatia.

Votação aberta para o Destaque do Ano

Além do prêmio de Destaque em Inteligência Artificial, o Think Work Innovations conta com 36 finalistas distribuídos em 12 categorias temáticas. Todos eles estão na disputa pelo voto popular que irá eleger o Destaque do Ano, premiação concedida à iniciativa mais votada pelo público.

Para participar da votação, basta acessar a página oficial do prêmio até o dia 4 de agosto e escolher os três projetos que mais inspiram.

A votação é uma oportunidade de reconhecer e valorizar empresas e líderes que estão criando o futuro do trabalho com coragem, criatividade e compromisso com as pessoas. Não deixe de participar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.