Sem IA, sua empresa pode ficar para trás, diz pesquisa

Maioria dos profissionais que trabalham em organizações que não aderiram à inteligência artificial já as veem como obsoletas

O levantamento Workforce Readiness in the Era of AI, realizado pelo companhia de pesquisa i4cp, revelou que mais de dois terços dos trabalhadores de empresas que não utilizam inteligência artificial (IA) acreditam que suas organizações estão ficando ultrapassadas. 

Essa sensação se baseia principalmente na relação entre o uso da IA e aumento de performance nos negócios. Segundo a pesquisa, empregadores que treinam seus colaboradores para o uso da tecnologia projetam um aumento na produtividade superior a 30%.

Apesar disso, poucas empresas estão realmente preparadas para essa transformação. 

O estudo, que ouviu líderes de RH e negócios de quase mil organizações, aponta que apenas 11% delas possuem uma força de trabalho capacitada para utilizar IA de forma estratégica. 

Essas organizações não apenas adotaram a ferramenta, mas reformularam processos e investiram fortemente na qualificação de seus funcionários, o que permite escalar seu uso de maneira mais eficiente.

Segundo a i4cp, a maioria das empresas (41%) está na fase de testes, oferecendo capacitação apenas para alguns profissionais.

Funcionários (ainda) temem ser substituídos

Tudo indica que, cada vez mais, a habilidade de usar IA será essencial para inovação e crescimento.

Curiosamente, a pesquisa revelou que o treinamento não elimina um dos maiores receios dos trabalhadores: o medo de serem substituídos por robôs. 

O estudo aponta que os funcionários das empresas que mais utilizam IA são os que mais temem perder seus empregos para a tecnologia.

De acordo com Kevin Oakes, CEO do i4cp, essa insegurança ocorre porque, quanto mais se familiarizam com a IA, mais percebem seu potencial para automatizar tarefas e, no longo prazo, até mesmo assumir funções inteiras.

Como preparar equipes para a IA?

Para evitar o risco de ficar para trás, mas, ao mesmo tempo, controlar a ansiedade dos profissionais em serem trocados pelas máquinas, é preciso investir em um plano estruturado de capacitação e integração nos processos do dia a dia. 

O estudo da i4cp destaca algumas recomendações para tornar essa adaptação mais eficaz:

  • Criar programas de treinamento contínuo sobre IA para toda a equipe;
  • Definir diretrizes claras sobre o uso da tecnologia;
  • Integrar a IA nos fluxos de trabalho, garantindo maior eficiência e inovação;
  • Contar com o RH para liderar essa transformação e preparar a força de trabalho para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.