A petrolífera ExxonMobil (5,9%) e a química Dow (5,6%) são as campeãs da lista. A brasileira Braskem ocupa o décimo lugar e contribui com 3% dos resíduos do planeta
Vinte empresas são responsáveis por 55% dos resíduos plásticos (e a consequente poluição causada por eles) no mundo, segundo um relatório da ONG australiana Minderoo. A petrolífera ExxonMobil (5,9%) e a química Dow (5,6%) são as campeãs da lista. A brasileira Braskem ocupa o décimo lugar e contribui com 3% dos resíduos do planeta.
O índice dos Fabricantes de Resíduos de Plásticos elaborado pela ONG é o primeiro a revelar quais são as empresas que mais produzem polímeros que se transformam em plásticos descartáveis. São objetos como canudos, embalagens, sacos plásticos, máscaras faciais e sacos plásticos.
Em comum, além de serem as maiores responsáveis por essa montanha de plástico que polui oceanos ou é queimada em aterros, está o fato de que todas atuam em especificamente dois setores: petróleo ou produtos químicos.
Onze das empresas estão sediadas na Ásia, quatro na Europa, três na América do Norte, uma na América Latina e uma no Oriente Médio. Sua produção de plástico é financiada por grandes bancos, entre os quais se destacam Barclays, HSBC, Bank of America, Citigroup e JPMorgan Chase.
A lista também revela que a Austrália lidera uma lista de países que mais geram resíduos plásticos de uso único per capita, à frente dos Estados Unidos, Coréia do Sul e Grã-Bretanha.
Em um momento em que tanto se fala de práticas ESG, empresas terão de pensar em alternativas sustentáveis se quiserem continuar relevantes e atraindo os melhores talentos.
As 20 maiores produtoras de plástico descartável
- A ExxonMobil – 5,9%
- Dow – 5,6%
- Sinopec – 5,3%
- Indorama Ventures – 4,6%
- Saudi Aramco – 4,3%
- PetroChina – 4%
- LyondellBasell – 3,9%
- Reliance Industries – 3,1%
- Braskem – 3%
- Alpek SA de CV – 2,3%
- Borealis – 2,2%
- Lotte Chemical – 2,1%
- Ineos – 2%
- Total – 1,9%
- Jiangsu Hailun Petrochemical – 1,6%
- Extremo Oriente Novo Século – 1,6%
- Formosa Plastics Corporation – 1,6%
- Grupo de Investimento em Energia da China – 1,5%
- PTT – 1,5%
- Recursos da China – 1,3%