Nos Estados Unidos, o FTC vai multar empresas que fraudarem comentários em redes sociais e sites de avaliação

O órgão regulatório enviou um comunicado dizendo que empresas que forjarem recomendações de usuários podem ser multadas em até 44 mil dólares.

O Federal Trade Commission (FTC), órgão regulatório americano, está ameaçando multar empresas que fraudarem comentários e resenhas de usuários em redes sociais e outros sites de avaliações.

Entre as práticas passíveis de receber multas de até 44 mil dólares estão: apresentar falsamente o endosso de uma terceira parte; falsificar a avaliação ou mesmo um usuário; e dar a entender que a experiência de promotores é a mesma de todos os consumidores.

“A ascensão das mídias sociais turvou a linha entre o conteúdo autêntico e a publicidade, levando a uma explosão de recomendações enganosas em todo o mercado. Avaliações online falsas e outros endossos fraudulentos frequentemente promovem produtos em todo o mundo online”, disse o FTC no comunicado.

Gigantes como Burger King, Dunkin’ Donuts, Hulu, Macy’s, Ralph Lauren, Sony e Wendy’s foram algumas das companhias que receberam o aviso da entidade. A inclusão na lista não é necessariamente sinônimo de que essas empresas fraudaram sites de avaliações online, mas um alerta para que elas e o mercado estejam cientes de que a prática é criminosa.

Nos últimos anos, criou-se toda uma indústria de consultorias especializadas em gestão de reputação, inclusive para sites de avaliação de funcionários. Embora algumas sejam legítimas, outras já foram acusadas de criar perfis falsos nas redes para promover a marca ou sumir comentários de detratores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *