O Google vai lançar um app com Inteligência Artificial para diagnosticar doenças de pele

Plataforma que demorou três meses para ser desenvolvida tem diagnóstico tão preciso quanto de dermatologistas e deve ser lançada em piloto ainda este ano

A cada ano, quase dez bilhões de pessoas pesquisam no Google sintomas relacionados a doenças de pele, unha ou cabelos. De olho nisso, a gigante de tecnologia desenvolveu uma inteligência artificial que, por meio de fotos, consegue identificar uma série de condições dermatológicas.

O aplicativo demorou mais de três anos para ser desenvolvido e os pesquisadores do projeto chegaram a publicar os resultados na renomada revista científica Nature Medicine.

Segundo o estudo, o diagnóstico de doenças da pele da AI do Google é tão preciso quanto a avaliação de dermatologistas certificados nos Estados Unidos. Além de facilitar o autodiagnóstico, a ideia é que o app ajude médicos clínicos-gerais a melhorar sua interpretação sobre doenças da derme.

Em uma postagem no blog do Google, é informado que, para ter acesso ao diagnóstico, basta tirar três fotos da região que deseja buscar mais informações. Em seguida, os usuários terão que responder questões sobre o seu tipo de pele, há quanto tempo possui o problema e outros sintomas. O modelo de IA irá analisar essas informações e, com base em protocolos médios de mais de 288 condições, irá fornecer uma lista de possíveis resultados que correspondem ao problema pesquisado.

Com essa AI, o Google entra em um novo setor de atuação e assume o papel que lhe era atribuído informalmente, o de “médico da família”. Recentemente, a Amazon também iniciou operação em um novo segmento ao inaugurar um salão de beleza em Londres. Quais seriam os próximos passos dessas empresas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *