Segundo pesquisa do Gartner, mapear e desenvolver as habilidades críticas da força de trabalho será o objetivo principal dos líderes de recursos humanos no próximo ano
Munir a empresa com profissionais que tenham as competências e as habilidades críticas é prioridade para mais de dois terços dos gestores de recursos humanos para 2021. O desafio? Descobrir quais características devem ser trabalhadas.
Mais de 35% dos respondentes que participaram de uma pesquisa realizada pelo Gartner têm dificuldade em saber quais são as deficiências dos atuais funcionários; enquanto 31% reconhecem a incapacidade da área em criar cursos que ajudem a desenvolver as capacidades na velocidade que a organização precisa.
Segundo o Gartner, o número de competências necessárias para uma única função tem crescido em média 10% ao ano. Contudo, 30% das habilidades que eram requisitadas nas vagas em 2017 não serão necessárias em 2021. A covid-19 acelerou a necessidade de aprendizado, com quase três quartos dos RHs afirmando que até 40% da mão de obra precisou aprender novas capacidades durante o período da pandemia.
Depois do desenvolvimento das competências, o segundo maior desafio do RH é cuidar do desenho organizacional e fazer a gestão de mudanças.
Conheça as 5 prioridades para os líderes de RH em 2021
Tweet
- Construir competências e habilidades críticas – 68%
- Cuidar de design organizacional e gestão de mudanças – 46%
- Preparar o atual e futuro banco de líderes – 44%
- Planejar o futuro do trabalho – 32%
- Melhorar a experiência do funcionário – 28%