Vale-presente para quem não é contratado

Empresa americana adota uma curiosa estratégia que pode ajudar na marca empregadora

Quando um candidato não é aprovado para alguma das vagas na Grovider, uma consultoria de RH americana, ele não recebe apenas um e-mail dizendo que a posição foi preenchida. A empresa também envia para cada um dos profissionais preteridos um vale-presente da Amazon no valor de 25 dólares. A ideia é agradecer e, mesmo que simbolicamente, reconhecer o tempo gasto pelos profissionais durante o processo seletivo – e, de quebra, fortalece a marca empregadora. Segundo a companhia, dezenas de profissionais não selecionados respondem agradecendo a consideração e se surpreendendo com o gesto, algo que nunca havia acontecido anteriormente. 

A ideia veio depois do co-fundador da Grovider, Everett Kenyatta, ter sido demitido ao ter que cuidar da mãe com leucemia. Ao tentar voltar para o mercado de trabalho, Everett conta, ele passou por uma centena de entrevistas de emprego e viu o quão desgastante o processo era. “Nossa decisão de agradecer aqueles que tomam o tempo para passar todo o processo seletivo foi baseada no nosso entendimento de que essa é uma etapa desgastante, além de uma forma de reconhecer a humanidade daqueles que passsam por isso”, disse.

Sua esposa e co-fundadora, Candace Kenyatta, concorda. “As pessoas gastam tempo com o processo de entrevista e isso tem um custo”, disse. Encontrar as vagas, completar testes e exercícios, se estressar com as entrevistas, tudo isso também entra na conta. “Queremos reconhecer essa realidade e agradecer quem decide investir seu tempo em nós”.

A prática, inclusive, ajuda a manter a boa marca empregadora da empresa, já que mostraria que ela se importa com os candidatos e tornaria o processo da rejeição um pouco menos doloroso. Aliás, em 2021, a Grovider chegou a fazer uma importante contratação com um candidato que havia sido recusado em 2019 – mas que recebeu o cartão-presente e se interessou mais uma vez em trabalhar na empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.