Funcionários-bumerangue: porque as empresas deveriam contratar ex-empregados

Pesquisas apontam que os ex-empregados tem um desempenho melhor, além de contribuirem com a experiência que adquiriram no mercado

Em meio ao mercado aquecido, muitas empresas estão chamando ex-funcionários de volta para trabalhar. Além de preencher as vagas rapidamente, a estratégia tem outros benefícios.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, os “funcionários bumerangues” são especialmente valiosos para as companhias por combinarem conhecimento da organização com a experiência de mercado em outras empresas, às vezes concorrentes do negócio para o qual eles voltaram.

Os pesquisadores acompanharam por oito anos o desempenho de cerca de 13 mil trabalhadores em uma empresa de saúde, sendo que pouco mais de 2 mil deles eram ex-empregados. Ao final da análise, o resultado revelou que os re-contratados quase sempre tiveram um melhor desempenho do que os seus pares novatos, além de se saírem melhor nas relações interpessoais com outras áreas.

Os dados de desempenho vieram de relatórios detalhados de RH, que incluíam a posição de cada funcionário e seu código de função. Isso permitiu que os pesquisadores comparassem os recém-contratados na organização com os ex-empregados, comparativamente. A análise incluiu funcionários de uma série de funções, incluindo relações públicas, gerentes de escritório e analistas financeiros.

É comum as organizações se negarem a contratar de volta funcionários que pediram demissão – muitas, aliás, enxergam a saída como uma traição. Contudo, a movimentação dos profissionais no mercado serve como um aprendizado, trazendo vantagens para a companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.