Influência das redes sociais e medo de envelhecimento herdado de outras gerações podem explicar tendência
A Geração Alfa — composta por pré-adolescentes com até 14 anos — está causando um aumento significativo nas vendas de produtos de cuidados com a pele. Esses cosméticos se tornaram uma parte importante de suas rotinas diárias, e eles adoram investir em marcas renomadas, visitar lojas e comparar suas compras com os amigos.
Observando essa tendência, um relatório da NIQ descobriu que 49% do crescimento das vendas desses itens nos EUA foi impulsionado pela Geração Alfa. As famílias norte-americanas com adolescentes entre seis e 12 anos foram responsáveis por um aumento de 27,2% nas compras de produtos de skincare.
Para entender esse comportamento, um estudo da marca de bem-estar Thorne e YouGov analisou o sentimento da Geração Alfa em relação ao envelhecimento. Foram quase 3 mil entrevistados, incluindo 537 adolescentes de 13 a 17 anos, residentes nos Estados Unidos, que foram questionados sobre envelhecimento, cuidados com a pele e beleza.
A pesquisa descobriu que 15% dos jovens se sentiam deprimidos com o envelhecimento e que 51% gastariam mais de US$ 100 por mês para retardar ou combatê-lo. Em comparação, 24% dos Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) e 15% da Geração Z (nascidos entre 1997 a 2010) tiveram a mesma resposta.
Mas por que eles estão mais preocupados em envelhecer do que os adultos?
Especialistas apontam que inseguranças transmitidas pelas gerações anteriores juntamente com a ênfase das mídias sociais em uma aparência perfeita podem influenciar essa tendência.
“Aqueles que atingiram a maioridade no início dos anos 2000, ou antes, foram submetidos a padrões de beleza terrivelmente agressivos e humilhantes, que prejudicaram a autoestima e a autoimagem de muitas mulheres. Mas, à medida que os Millennials envelhecem e ficam obcecados em parecer jovens, isso pode enviar uma mensagem muito forte à Geração Alfa”, disse Geeta Yadav, dermatologista e fundadora da FACET Dermatology, em entrevista ao Business Insider.
Enquanto os cuidados com a saúde e a autoestima são indiscutivelmente importantes, a obsessão precoce com a pele é um movimento preocupante, principalmente se motivada pela pressão para manter uma fisionomia jovem.
Para as empresas que vão atender a Geração Alpha hoje ou nos próximos anos, o desafio é encontrar formas de entender as necessidades deste público, mas sem deixar que a ansiedade sobre envelhecimento cause as mesmas inseguranças e transtornos vividos pelas gerações anteriores.