Planos de Ação

Este é o momento em que você – gestor – se torna o protagonista na gestão do clima organizacional da sua área! Junto com a sua equipe, reveja os pontos mais críticos identificados na sua área e pense em ações que possam reverter estes indicadores no futuro.

Neste primeiro momento, deixem a criatividade fluir! Pensem em ações que estejam alinhadas ao perfil dos funcionários da sua equipe e que façam sentido para a maioria. Isso ajudará a tornar a ação mais alinhada com o público-alvo, o que aumenta as suas chances de sucesso.

Os consultores da Think Work irão ler todas as ações enviadas e entrarão em contato para te orientar caso seja necessária alguma mudança. 

O que você deve levar em consideração ao construir uma ação

Quais as assertivas que você quer trabalhar

  • Defina o foco da ação a partir dos resultados mais prioritários apontados pela pesquisa. Caso mais de uma assertiva prioritária abordem a mesma temática, você pode juntar elas em uma mesma ação.

Como será a ação

  • Pense em todas as etapas necessárias, desde o planejamento da ação, passando pela sua execução e em formas para mensurar a sua efetividade.
  • Descreva todos os detalhes que esteja pensando para cada etapa da ação. Isto ajudará você e sua equipe a terem um olhar mais claro de quais etapas terão de implementar e permitirá um feedback mais assertivo da consultoria para refinar ainda mais a ação.

Data de início e término da ação

  • Estabeleça a duração esperada para cada etapa da ação para ter um cronograma geral do seu plano de ação. A partir dele, você, o RH e a consultoria terão maior clareza do andamento do projeto e poderão te oferecer ajuda, quando necessário.

Quantidade de ações

  • Neste ciclo, sua diretoria deverá pensar entre 3 a 5 ações para colocar em prática. A maioria delas deve ter data de encerramento prevista até o final deste ano. Uma delas pode se estender mais, caso julguem como necessário.
  • Para cada uma das ações, você deverá preencher o formulário abaixo e enviar o detalhamento da ação.
  • Caso sua equipe esteja inspirada e queira enviar mais ações, fiquem à vontade! A Think Work irá avaliar todas elas e irá indicar quais parecem ser mais adequadas para se trabalhar neste ano.

Importante! Será que a ação que estou pensando está na minha alçada de decisão?

As alçadas de decisão para uma ação de melhoria do clima organizacional se dividem entre os gestores de áreas e o RH (Corporativo). Ela reflete quem pode se responsabilizar por cada tipo de ação.

Veja alguns exemplos:

Em uma área com um problema na assertiva sobre justiça na remuneração, o que seriam ações na alçada de decisão do gestor ou do RH?

  • Caso a ideia seja melhorar a comunicação dos critérios que justificam as diferenças salariais entre os membros da equipe, o próprio gestor pode construir esta iniciativa e conduzir ela com a sua equipe.
  • Por outro lado, a decisão de oferecer um aumento salarial acima do estabelecido pela empresa não está normalmente nas mãos do gestor da área. Neste caso, estamos falando de uma ação que estaria na alçada de decisão do RH (Corporativo) e, por isso, não deve estar no plano de ação das áreas.

Por isso, é muito importante que ao pensar nas ações para a sua área você sempre reflita se você tem o poder para colocar ela em prática ou não.

 

Agora... Mãos à obra!

Utilize o formulário abaixo para enviar as ações da sua área.

Para cada ação, você deve redigir um novo formulário.

Lembre-se que você deve enviar preferencialmente entre 3 e 5 ações e que apenas uma pode se estender até o ano que vem!

Caso precise de ajuda, entre em contato com a Think Work através do e-mail [email protected]

O responsável pela ação é quem irá liderar a sua implantação, podendo ser o diretor da área ou outro funcionário que tenha sido designado para esta função.
Descreva o objetivo da ação, as etapas para a sua execução e os recursos necessários para a sua implantação.
Indique uma ou mais assertivas da pesquisa de clima que você espera impactar positivamente com esta ação.