Lideranças têm se sentindo solitárias no trabalho híbrido 

Pesquisa mostra que, embora o equilíbrio entre vida pessoal e profissional tenha melhorado com o trabalho remoto, lideranças se sentem cada vez mais solitárias

Uma pesquisa feita pelo Chartered Management Institute (CMI) mostrou que as experiências de home office e trabalho híbrido no pós-pandemia têm feito com que as lideranças se sintam solitárias no escritório. Entre os entrevistados, 52% têm experimentado a solidão durante o trabalho. 

Por outro lado, os dados também mostram que o trabalho remoto melhorou bastante a qualidade de vida dos profissionais: 58% das lideranças entrevistadas acreditam que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional está melhor desde a pandemia da covid-19. No entanto, 44% acham que o trabalho se tornou mais estressante. 

Entre os gestores entrevistados, 70% acreditam que, com menos pessoas nos escritórios, também houve um declínio na socialização entre colegas de trabalho. A pesquisa foi feita com cerca de mil pessoas no Reino Unido. 

“Há uma sensação de convivência que é uma perda para o trabalho remoto, e ela é a confiança social e um elementar elo na socialização. Isso provavelmente explica alguns dos elementos de estresse e solidão que aparecem na pesquisa – no fim do dia, os gerentes são humanos também”, disse o diretor do CMI, Anthony Painter, ao The Guardian

Os efeitos do trabalho híbrido sobre as lideranças já haviam aparecido em outro estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Os dados mostram que elas estão mais propensas a ficarem menos animadas com o trabalho remoto ou híbrido do que seus liderados. 

O estudo foi feito com funcionários de Shanghai da agência de viagens Trip.com e descobriu que, quando é oferecida a oportunidade de trabalhar de casa, gestores aceitam menos do que pessoas que ocupam outros cargos.

Entre os líderes que aceitaram trabalhar em home office duas vezes por semana, a probabilidade de pedir demissão foi maior do que aqueles que escolheram trabalhar apenas presencialmente. Já em relação aos cargos que não são de gestão, os resultados foram opostos. 

Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?

Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional.
Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.