Pesquisa mostra o quanto a barreira da língua atrapalha a comunicação em multinacionais

Estudo da Universidade da Columbia mostrou que profissionais passaram a se comunicar mais com seus líderes, desempenharam melhor e se tornaram mais envolvidos na gestão da empresa após cursarem inglês

Foi confirmado o que os profissionais sentiam na prática: a barreira do idioma atrapalha a comunicação e a troca de conhecimento em multinacionais.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, selecionaram gerentes regionais  que sabiam inglês de algumas empresas em Mianmar e os dividiram em dois grupos: um que usaria o próprio conhecimento nas interações e outro que receberia aulas do idioma.

Em comum, todos deveriam ser supervisionados por executivos estrangeiros. Resultado? Após alguns meses, os gerentes que tiveram aula de inglês passaram a se comunicar mais com seus líderes, desempenharam melhor e se tornaram mais envolvidos na gestão da empresa.

Em busca de diversidade, algumas empresas estão parando de exigir inglês nos processos seletivos. Com base no estudo da Columbia, talvez os RHs devessem considerar um curso de idioma para todos os funcionários, visando a melhor comunicação e produtividade das equipes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *